QUAL O PROBLEMA DA ENERGIA FICAR MAIS CARA AGORA?

Leitura: < 1 min

Foto: Unsplash

Um sujeito que se diz economista pergunta:

QUAL O PROBLEMA DA ENERGIA FICAR MAIS CARA AGORA?

Eu, que não tenho diploma, respondo.

Energia mais cara, significa agricultura mais cara, porque tudo é mecanizado. Energia mais cara significa venda mais cara dos alimentos produzidos, porque tudo depende de energia. Energia mais cara significa preços mais altos no mercado, porque o mercado paga pela energia mais cara do produtor e a que ele usa.

E o consumidor vai pagar pela energia mais cara do agricultor distribuidor supermercado.

E considerando que o consumidor já está sem dinheiro, e desempregado, ele não vai conseguir comprar. E se ele não compra, ele fica com fome. E se não vende produto, o mercado fecha. E se o mercado fecha, demite. E se demite, mais pessoas vão ficar sem dinheiro e emprego, pra comprar produtos. E se ninguém compra, a indústria entra em crise. E se a indústria entra em crise, o mercado entra em crise. E os bancos, e os setores financeiros. Inclusive banco paga conta de luz.

E todo fica mundo desempregado e em crise, por conta de um pequeno aumento da energia agora. Num ano que já é de crise.

Isso uma criança do quinto ano responderia melhor que eu.

Cretino. Safado.

Escritor e ativista social, nascido em Madureira, Rio de Janeiro. Em 2016 lançou Rio em Shamas, indicado ao Jabuti de 2017, pela Editora Objetiva. Foi roteirista na Rede Globo e Multishow/A Fábrica, colunista da Folha de São Paulo e Metrópoles.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT