Portugal

Leitura: 2 min

Foto: Pexels

Eu acho muito doida essa romantização da vida em Portugal que a mídia brasileira tem veiculado ultimamente. Não passa mais que três dias sem que eu me depare com algumas coisa maneira sobre viver “na terrinha” em sites como UOL e O Globo. Mas eu queria entender que fetiche é esse. Porque tão pintando um Portugal que é muito irreal.

O que mais me preocupa, são as notícias que dizem que Portugal tem trabalho sobrando. Dizem isso num Brasil com índice de desemprego brutal. Fazem as pessoas acreditarem que devem vender tudo o que têm e ir viver o sonho europeu. E o pior: tem muita gente que cai nessa.

Sabe o que ninguém diz? Que esses empregos aqui, são o lixo que os tugas não querem. É sério: os salários são tão baixos, que um português prefere ficar no seguro desemprego que ir trabalhar por uma merreca em horários de merda, praticamente sem folga, 10/12h por dia.

E se você tá aí pensando: é, tá dizendo isso, mas tá aí, né? Pô, tô aqui. Depois de quase três anos, trabalhando na minha área pela primeira vez. E só porque é com uma empresa brasileira. Porque aqui, meu currículo foda vale merda nenhuma. Passei por muito trabalho merda até chegar nesse instagram e poder te dizer: não cai no conto d’O Globo, não.

Aluguel tá uma fortuna. E a expectativa é de que tudo (combustível, comida, aluguel, água, energia, tudo) tenha um aumento de até 30% nesse período de recuperação económica. Sabe o que não vai subir 30%? Isso mesmo: os salários.

Uma notícia de hoje aponta que, além de tudo, Portugal é o país da Europa Ocidental com os menores salários e a 7° maior carga tributária.

Então eu vou te dizer: pensa bem antes de deixar seu chão e pegar um avião pra esse paraíso aqui. (E eu nem vou entrar no mérito de falar de xenofobia, preconceito, etc, etc, etc dessa vez)

Tá curtindo o nosso trampo? Então fortalece aqui:
??apoia.se/colunadeterca
??patreon.com/acolunadeterca
Pix: colunadeterca@gmail.com

Nascemos como uma revista e uma página nas redes. Alcançamos hoje mais de dois milhões de pessoas por mês com revista, site, redes sociais, youtube e rádio. Falamos com brasileiros no mundo todo. Seu apoio é que faz tudo isso acontecer!

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT