É PRECISO TER UM OLHAR NEGRO SOBRE A POLÍTICA

Leitura: 2 min

Por Anderson França. Foto: Karol Santos

Parece aquela reunião na XP, onde todo mundo falou de privilégio branco, porque só tinha: branco sapatênis.

Mas essa reunião de lideranças da esquerda com Lula, se não me mostrassem o Lula ali no meio, eu ia achar que o pessoal da XP ficou velho rápido demais.

Ou talvez esses, da esquerda, sejam pais daqueles, da XP.

Porque estamos falando dessa esquerda, burguesa, branca.

Nenhum desses, em nenhuma das duas fotos, fica na fila do osso.

É PRECISO TER UM OLHAR NEGRO SOBRE A POLÍTICA.

Enquanto vocês sacralizam Lula, demonizam Ciro, Marina, dizem que Boulos ainda é muito novo, gostavam de Freixo, mas agora ele não presta,

enquanto vocês, esquerda acadêmica e branca, se apropriam de pautas de minorias, pautas de gênero, feministas, gays, trans, enquanto vocês dizem que Marx vem antes de tudo,

eu olho pras duas fotos E VEJO A MESMA COISA: PESSOAS BRANCAS.

Num país de 56% de pessoas negras, nas duas fotos que representam momentos de relevância, pro mercado e pra política, NÃO HÁ MAIORIA NEGRA, quando há uma pessoa negra, porque a regra é ter negro nenhum.

Não haverá solução para o Brasil enquanto a esquerda reproduzir, com discurso maroto, falamansa, o mesmo racismo da direita.

É detestável a foto da XP, como é detestável essa foto com Lula.

“Ah, meu querido, mas o Lula ouve.” Caralho, fera, ouve, ouve, e dá em quê?

Não é sobre apenas tirar Bolsonaro, mas é sobre QUEM VAI ESTAR NO PODER PELO POVO NEGRO, COM O POVO NEGRO, SENDO NEGRO, quando o poder for tomado.

Porque, pra mudar de capataz,

a diferença é pouca.

Pros que não vem do morro, não lembram que Lula dava numa mão, e na outra mandava as Forças Armadas pra matar favelado e dar cobertura pra UPP.

Evolua, esquerda.

E repito: precisamos de um partido do povo negro.

Escritor e ativista social, nascido em Madureira, Rio de Janeiro. Em 2016 lançou Rio em Shamas, indicado ao Jabuti de 2017, pela Editora Objetiva. Foi roteirista na Rede Globo e Multishow/A Fábrica, colunista da Folha de São Paulo e Metrópoles.

somos a primeira voz
que você ouve pela manhã.
a última com você na cama.

Siga a CT